Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7976
Título: Os reflexos do projeto SPED em um escritório de contabilidade na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Vieira, Fernado José Araújo
Palavras-chave: Sistemas contábeis
SPED
Escritório de contabilidade
Gestão de empresas
Data do documento: 2014
Resumo: Os sistemas contábeis no Brasil foram das seguintes formas: manual, mecânico e eletrônico, hoje a mais nova evolução é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que com ajuda da tecnologia, busca informatizar a relação entre os entes tributantes e os contribuintes. Ele é formado por diversos projetos, tais como: Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Escrituração Fiscal Digital, Escrituração Contábil Digital, entre outros que interferem diretamente na gestão das empresas e consequentemente nas atividades dos escritórios de contabilidade. Esse estudo teve por objetivo: verificar se houve mudanças nas rotinas de um escritório de contabilidade localizado na cidade de Campina Grande - PB com o advento do SPED. A pesquisa de caráter exploratório fez o uso da investigação bibliográfica, com aplicação de um estudo de caso em forma de questionário, aplicado em um escritório de contabilidade na cidade de Campina Grande – PB, no mês de setembro de 2014. Como principais resultados, foi evidenciado que alguns projetos do SPED já estão em uso na maioria das empresas em questão, o que reflete diretamente em mudanças nas atividades do escritório de contabilidade. Também foi evidenciado que o escritório fica responsável pela elaboração de alguns projetos, assumindo a responsabilidade das empresas. Conclui-se que o SPED influencia diretamente na gestão das empresas, as quais necessitam adequar seus comportamentos no que se refere a operações fiscais, apurações de tributos, apresentação de demonstrações contábeis, etc., para ingressarem e/ou permanecerem no mercado de trabalho.
Descrição: VIEIRA, F. J. A. Os reflexos do projeto SPED em um escritório de contabilidade na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7976
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando José Araújo Vieira.pdfFernando José Araújo Vieira364.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.