Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7981
Título: "Na hora da morte a pessoa se torna estrela de cinema": o Nordeste e o nordestino n’A hora da estrela de Clarisse Lispector
Autor(es): Oliveira, Fernando dos Santos
Palavras-chave: Literatura brasileira
Nordeste
Nordestino
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o imaginário social acerca do Nordeste e do nordestino a partir da obra de Clarice Lispector, A hora da estrela. Problematizamos ao longo do texto a ideia de Nordeste enquanto construção imagético-discursiva, que, formou uma identidade homogênea a um lugar que se fundou historicamente a partir de enunciados e discursos que foram repetidos e perpetuados, tomados como definidores do caráter daquela região. Para conduzir a discussão, realizamos a análise de dois personagens d’A hora da estrela – Macabéa e Olímpico de Jesus – ambos nordestinos que migraram para a grande cidade sulista com o intuito de deixar para traz suas misérias em busca da concretização de sonhos que somente o Sul, tido como lugar de progresso e civilização, poderia oferecer-lhes. Desta maneira, a obra citada aborda também os conflitos vividos por Macabéa, sua expressão de pobreza e desventura que frequentemente era associada à região Nordeste, e a idealização do tradicional “cabra-macho” nordestino que se configura no personagem Olímpico de Jesus; um ser ambicioso e de caráter duvidoso que sonhara em ganhar a vida fácil. Os personagens almejavam a possibilidade de brilhar no Sul do país, mas que por serem nordestinos, já estavam predestinados ao fracasso. Assim, apoiados no aporte teórico da História Cultural, tomamos a literatura como fonte capaz de edificar a História. Tornou-se, portanto, possível analisar os perfis biográficos desses personagens para narrar uma história de estrelas que brilharam apenas na repercussão dos escritos de Clarisse Lispector.
Descrição: OLIVEIRA, F. dos S. "Na hora da morte a pessoa se torna estrela de cinema": o Nordeste e o nordestino n’A hora da estrela de Clarisse Lispector. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7981
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando dos Santos Oliveira.pdfFernando dos Santos Oliveira235.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.