Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7991
Título: Estresse, classe econômica e sua influência na disfunção temporomandibular: Uma revisão de literatura
Autor(es): Cabral, Danielle Gomes
Palavras-chave: Disfunção temporomandibular
Estresse
Classe social
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: O termo Disfunção Temporomandibular (DTM) tem sido utilizado para reunir um grupo de alterações que acometem os músculos mastigatórios, articulação temporomandibular (ATM) e estruturas adjacentes. Sua etiologia é multifatorial e está relacionada com fatores estruturais, neuromusculares, oclusais, psicológicos, hábitos parafuncionais, lesões traumáticas ou degenerativas da ATM. O paciente acometido por DTM pode apresentar dor na região da ATM, músculos, face, ouvido, cabeça, pescoço e nuca, dificuldade ao mastigar, cansaço, limitação de abertura bucal, apertar ou ranger os dentes, travamento eventual ou definitivo. Dessa forma, essa disfunção pode causar um impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos. Os fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, desempenham um importante papel na etiologia da DTM, contribuindo para o aparecimento, agravamento e perpetuação dessa desordem. As classes econômicas, também podem estar envolvidas nesse processo, pois estão associadas a prevalência de vários agravos à saúde. O objetivo desse estudo foi analisar a influência da classe econômica e estresse na disfunção temporomandibular. Foi realizada uma revisão de literatura, nas bases de dados eletrônicas LILACS, MEDLINE, Scielo e Pubmed, como também foram utilizados textos disponíveis na internet, livros, dissertações e resumos. Os descritores utilizados foram: síndrome da disfunção da articulação temporomandibular, classe social e estresse psicológico.Os critérios de inclusão foram os artigos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos (2005 a 2014). E os de exclusão foram todos os artigos que não tinham acesso gratuito, corrompidos ou não apresentavam conteúdo de interesse para esta revisão de literatura. Com base nos estudos, pôde-se observar que as classes econômicas não apresentaram influência nas DTMs, mas foi encontrada elevada prevalência do estresse na DTM.
Descrição: CABRAL, D. G. Estresse, classe econômica e sua influência na disfunção temporomandibular: Uma revisão de literatura. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7991
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Gomes Cabral.pdfPDF - Danielle Gomes Cabral396.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.