Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7992
Título: Prevalência das tipologias facial e cefálica em escolares do município de Campina Grande - PB: Um estudo piloto
Autor(es): Assis, Renan Freire Montenegro de
Palavras-chave: Anatomia facial
Antropometria
Cefalometria
Desenvolvimento maxilofacial
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: A face humana, com seu intricado arcabouço muscular e suas estruturas ósseas, apresenta aspectos próprios e típicos, fazendo com que o conhecimento da morfologia facial seja importantíssimo para o diagnóstico e planejamento terapêutico. O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência das tipologias facial e cefálica em relação ao sexo de escolares de Campina Grande, bem como verificar se há variações significativas entre as variáveis craniofaciais dos mesmos. A amostra compreendeu 80 sujeitos (40 do sexo masculino e 40 do sexo feminino) com idades entre 8 e 12 anos, da rede pública municipal de ensino de Campina Grande, PB. Foram tomadas as medidas de 4 variáveis craniofaciais para obtenção do Índice Cefálico Horizontal e do Índice Facial Total. Observaram-se diferenças estatisticamente significantes entre duas variáveis craniofaciais (Comprimento Máximo do Crânio e Altura da Face), após a divisão da amostra segundo o sexo. De acordo com o Índice Cefálico Horizontal 52% da amostra masculina e 50% da amostra feminina pertencem ao tipo Mesocefálico. De acordo com o Índice Facial Total 45% da amostra masculina e 38% da amostra feminina pertencem ao tipo Hiperleptoprósopo.
Descrição: ASSIS, R. F. M. de. Prevalência das tipologias facial e cefálica em escolares do município de Campina Grande - PB: Um estudo piloto. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7992
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Freire Montenegro de Assis.pdfPDF - Renan Freire Montenegro de Assis757.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.