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Título: Relação entre tipologia facial e características oclusais em escolares: Estudo piloto
Autor(es): Ferreira Júnior, Carlos Alberis
Palavras-chave: Antropometria
Oclusão dentária
Ortodontia
Anatomia facial
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: O conhecimento da morfologia facial possui grande importância para o diagnóstico e planejamento terapêutico dentro da ortodontia, sendo a antropometria uma valorosa ferramenta nesse sentido. O objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento epidemiológico da relação sagital entre os arcos dentários, os tipos faciais e presença de determinadas oclusopatias, verificou-se a relação entre as condições oclusais encontradas e os tipos faciais. A amostra foi composta por 80 escolares da rede municipal de Campina Grande, Paraíba, na faixa etária entre 8 anos e 12 anos e 11 meses. Eles foram avaliados quanto às características oclusais e logo após tiveram mensuradas suas medidas faciais para a determinação do tipo facial. Foram encontrados 62 (77,5%) classe I, 10 (12,5%) classe II e 8 (10%) Classe III. Na busca por oclusopatias, 61 (76,3%) não apresentaram nenhuma, 8 (10%) mordida cruzada unilateral, 6 (7,5%) mordida aberta anterior e 5 (6,2%) mordida cruzada bilateral. Quanto à tipologia facial, foram 33 (41,3%) hiperleptoprósopos, 22 (27,5%) leptoprósopos, 17 (21,2%) mesoprósopos, 6 (7,5%) euriprósopos e 2 (2,5%) hipereuriprósopos. Na relação da classificação de Angle com o tipo facial, encontrou-se maior ocorrência da classe I com o tipo hiperleptoprósopo, sendo 23 (28,75%) indivíduos. Enquanto que entre as oclusopatias e o tipo facial, prevaleceu a relação entre nenhuma oclusopatia e o tipo hiperleptoprósopo, em 21 (26,3%) crianças. A classe I de Angle, a ausência de oclusopatias e o tipo facial hiperleptoprósopo foram mais prevalentes, tanto individualmente, como nas relações entre essas diferentes características.
Descrição: FERREIRA JÚNIOR, C. A. Relação entre tipologia facial e características oclusais em escolares: Estudo piloto. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7993
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