Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7999
Título: O nordeste travestido de passado na série JN no ar: estigmas que cristalizam a região
Autor(es): Nascimento, Jerônimo Lucena do
Palavras-chave: Nordeste
Estigma
Discurso midiático
Reportagem
Mídia
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho procura analisar como o Nordeste é ainda apresentado por conteúdos jornalísticos, a partir de uma imagem estereotipada e estigmatizada na série JN no Ar. Uma imagem atrelada ao atraso, a miséria, a pobreza e a fome, numa história pronta, figurada por personagens reais e atuantes dentro de uma realidade criada e propagada como verdade pelas reportagens. Partimos da premissa, que a mídia vende o nordeste pelo viés ideológico e simbólico, cultivando um discurso forjado, como uma verdade criada, incitada pelo estigma que desacredita o povo e a região. Utilizando-se de análise de conteúdo e de discurso iremos observar a Série de reportagens JN no AR, onde podemos ver essa imagem perpassada por um discurso excludente e preconceituoso. O nordeste do Brasil é o irmão pobre e sem perspectivas de um futuro melhor.É fato que tal conjuntura se apresenta nesse pedaço de Brasil, mas há progresso, avanço e possibilidades na região, que são ocultadas. Como pressupostos teóricos, utilizamos as perspectivas sobre discurso midiático de Bourdieu (1997),Pereira Jr. (2003);Marcondes Filho (1986) e Charaudeau (2010); a noção de construção do Nordeste de Albuquerque Jr. (2011) e, por fim, a noção de estigma, os conceitos de Goffman (2004).
Descrição: NASCIMENTO, J. L. do. O nordeste travestido de passado na série JN no ar: estigmas que cristalizam a região. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7999
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jerônimo Lucena do Nascimento.pdf760.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.