Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8001
Título: As eleições 2014 na Paraíba sob o olhar dos blogs políticos: uma análise da imparcialidade da notícia
Autor(es): Alves Filho, José Braulio Oliveira
Palavras-chave: Eleições
Blog
Paraíba
Mídia
Política
Imparcialidade
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: O estudo a seguir, tem como objetivo, fazer uma análise sobre a maneira como os blogs, que realizam a cobertura na mídia da política partidária na Paraíba, apresentam suas matérias em torno do mesmo fato, de acordo com os interesses pessoais de seus autores e a relação com os candidatos envolvidos nas eleições. Através dessa análise, buscou-se diferenciar uma postura mais parcial de um dos periódicos e a forma mais abrangente de outros dois, sobre o mesmo assunto. Foi identificado, na leitura dos textos estudados, que a influência pessoal e o interesse de agentes políticos, interfere diretamente nas pautas jornalísticas. Foram analisadas algumas matérias sobre um fato envolvendo um colaborador de um dos candidatos na referida eleição, e como foram abordados pelos diferentes blogs. Os blogs analisados foram o “Blog do Gordinho”, “Blog da Simone Duarte” e o “Patos Online”, de onde foram extraídas matérias entre os dias 08 e 10 de setembro de 2014. O primeiro dos blogs citados, segundo o estudo apresenta claramente uma visão oposicionista ao governo, trazendo matérias acusativas, e escondendo fatos que pudessem prejudicar o grupo político por ele apoiado. Os demais apresentaram mais elementos imparciais para abordar o tema estudado, e não apresentaram de forma direta e clara qualquer posicionamento para nenhum dos lados envolvidos na eleição.
Descrição: ALVES FILHO, J. B. O. As eleições 2014 na Paraíba sob o olhar dos blogs políticos: uma análise da imparcialidade da notícia. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8001
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Braulio Oliveira Alves Filho.pdf304.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.