Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8023
Título: Nós somos o quarto poder: discursos do jornalismo em The newsroom
Autor(es): Figueirêdo, Mara Chayanne de Oliveira
Palavras-chave: The newsroom
Televisão
Telejornalismo
Ficção seriada
Análise do discurso
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é descobrir de que forma o seriado The Newsroom em seus dois episódios iniciais da 1ª temporada representa em seu discurso o jornalismo e os jornalistas. Com esse propósito, se conduz pelo método de Análise do Discurso através da desconstrução do texto da fala dos personagens exemplificadas em 8 amostras de diálogos encenados na série. Para tanto, se alia ao entendimento de alguns conceitos e idéias sobre o jornalismo e sua prática abrangendo concepções em torno da notícia, critérios de noticiabilidade e objetividade com o aporte de autores como Traquina (2005/2008) e Pena (2008). Detém-se sobre as características do jornalismo de televisão compreendendo as particularidades dos telejornais no processo de construção da notícia. A fim de compreender melhor o objeto em análise, aborda a ficção seriada destacando o formato seriado, seus aspectos e tipos. Trata também, embora brevemente, das versões e retratos do profissional jornalista na ficção em geral. Por fim, no que corresponde a análise, explora as motivações e intenções da série ao utilizar o jornalismo como plano de fundo de sua narrativa.
Descrição: FIGUEIRÊDO, M. C. de O. Nós somos o quarto poder: discursos do jornalismo em The newsroom. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8023
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mara Chayanne de Oliveira Figueirêdo.pdf942.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.