Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8024
Título: A publicidade televisiva e a construção social na relações de poder em gênero
Autor(es): Monteiro Júnior, Ronaldo do Nascimento
Palavras-chave: Gênero
Relações de poder
Publicidade televisiva
Mídia
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: As relações de poder estabelecidas entre os gêneros passam por influência das transformações sociais que atribuem cada vez mais às mulheres novas posições e funções, antes exclusivamente pertencentes ao sexo masculino, este por sua vez, desempenha atividades antes relacionadas ao sexo feminino, como cuidar do lar e filhos. Pela crescente busca por igualdade entre os sexos, a mídia por sua função pedagógica, tem relevante importância ao ditar comportamentos, construindo sentidos e valores que represente este novo contexto. No entanto, é recorrente práticas e condutas que delegam a homens e mulheres espaços distintos. Esta monografia toma como objeto de análise oito peças publicitárias televisivas que ilustram bem as categorias analisadas, na finalidade de evidenciar como diferentes contextos e épocas abordam as relações de poder nas relações de gênero, utilizando-se de narrativas dotadas de mitologias e significações. Os anúncios, através de simulações de situações cotidianas, reafirmam ou buscam desconstruir a dominação masculina que ainda predomina, mas que perde espaço diante dos novos discursos. Essas interações se apresentam de forma explícita, sutil ou invertendo os papéis entre os sexos. A análise de Conteúdo e Semiótica foram os métodos empreendidos na investigação que partiu dos pressupostos teóricos de Scott (1989); Bourdieu (2010) e Foucault (1979) sobre gênero e poder; e de Randazzo (1996); Severiano (2001); Louro (2013) e entre outros sobre publicidade e sua dimensão pedagógica.
Descrição: MONTEIRO JÚNIOR, R. do N. A publicidade televisiva e a construção social na relações de poder em gênero. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] Esse trabalho contém um vídeo em anexo.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8024
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo do Nascimento Monteiro Júnior.pdf537.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.