Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8075
Título: Processo de conscientização ambiental: no Assentamento Juazeiro - Marizópolis / PB
Autor(es): Oliveira, Luiz Marcelino de
Palavras-chave: Conscientização Ambiental
Convivência Social
Meio Ambiente
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar e contribuir com o processo de conscientização ambiental da comunidade do Assentamento Juazeiro, tendo como reflexão a importância da tomada de decisão que pode ser individual ou coletiva, a mesma deve ser inserida na rotina diária dos habitantes da referida comunidade. É fundamental que os indivíduos participem efetivamente do processo de conservação do meio em que vivem, para obter resultados positivos é necessário que os membros da comunidade local supervisionem as ações da coleta ou armazenamento do lixo produzido na comunidade ora pesquisada, visando desta forma construir possibilidades para conviver adequadamente com o meio ambiente sem causar grandes impactos ambientais. Os moradores e comunidade em geral precisam (re)organizar o convívio em na localidade e rever conceito sobre meio ambiental, podendo-se assim, encontrar outras maneiras de manejar os recursos naturais de forma mais adequada. É necessário se pensar e planejar de forma mais consciente, buscando alternativas para viver melhor e ter a clareza que todos são responsáveis pela existência e pela qualidade de vida do planeta. Deste modo as dificuldades e conquistas para este olhar ambiental também é de responsabilidade do geógrafo, pois este é um agente importante nesta mudança de percepção sobre o meio ambiente. Dentro do capitulo que relata as “dificuldades e conquistas no Curso de Licenciatura de Geografia.” Também analise a questão em estudo através do Curso de Geografia, pois o mesmo amplia o olhar sobre a Sociedade em todos os aspectos. Assim, o recorte Meio Ambiente no Assentamento Juazeiro, município de Marizopólis/Paraíba, apresenta esta o estudo da realidade social e ambiental neste local a qual necessita, urgentemente, despertar a formação das pessoas dentro de um processo social com mais atitudes e comportamentos cidadão, no contexto, ambiental. Para fundamentar este trabalho foi utilizados autores como: GUARIM(2002), FREIRE(1986), GUERRA(1999) CF(1988), LDB(1996), MORAN(1994), NARA (2006),TATIANE, CLAUDIANNY( 2008), BRANDÃO (2005).
Descrição: OLIVEIRA, L. M. de. Processo de conscientização ambiental: no Assentamento Juazeiro - Marizópolis / PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8075
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Marcelino de Oliveira.pdf898.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.