Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8081
Título: Perda dentária, uso e necessidade de prótese de trabalhadores da indústria têxtil de João Pessoa-PB
Autor(es): Santos, Juneíse Sousa Januário
Palavras-chave: Saúde Bucal
Dentadura
Odontologia social
Data do documento: 10-Jun-2015
Resumo: Averiguar a ocorrência de perda dentária, o uso e a necessidade de prótese entre trabalhadores de uma indústria têxtil do estado da Paraíba. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, com observação indireta, por meio de análises de dados secundários. A amostra do tipo não-probabilística compreendeu 86 prontuários, com as informações sendo registradas em um formulário. As variáveis analisadas foram: sexo, faixa etária, grau de escolaridade, visita ao dentista, experiência de cárie (CPO-D), uso e necessidade de prótese dentária. Os resultados foram organizados com o auxílio do Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 18 e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: Verificou-se predomínio de trabalhadores do sexo feminino (66,3%), na faixa etária de 20 a 29 anos de idade (41,8%), com ensino médio completo (73,2%). Uma grande parcela dos indivíduos visitou o cirurgião-dentista (98,8%), sendo que 56,0% o fizeram a menos de um ano. Todos os indivíduos que compuseram a amostra tiveram CPO>1. Um total de 75,6% dos trabalhadores apresentaram experiência de perda dentária, sendo a média de dentes perdidos de 2,72 (±2,69). O valor médio do CPO-D foi 9,91, com predomínio de dentes obturados (5,79 ±3,24). Faziam uso e necessitavam de prótese dentária, 19,8% e 26,7%, respectivamente. Conclusões: Verificou-se ser elevada a ocorrência de perda dentária, com aumento do número de dentes perdidos com o avançar da idade, sendo comum o uso de prótese no arco superior e necessidade de uso ou substituição no arco inferior.
Descrição: SANTOS, Juneíse Sousa Januário. Perda dentária, uso e necessidade de prótese de trabalhadores da indústria têxtil de João Pessoa-PB. 2015. 26p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8081
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Juneíse Sousa Januário Santos.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.