Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8084
Título: Acidentes e complicações relacionados às extrações dentárias em clínicas de odontologia do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba.
Autor(es): Ferreira, Hélder de Almeida
Palavras-chave: Cirurgia dentária
Odontologia
Dentes
Data do documento: 13-Mai-2015
Resumo: Objetivo: Analisar os acidentes e complicações relacionados à extrações dentárias nas Clínicas de odontologia do Campus VIII da UEPB, relacionando-os com o grau de complexidade da clínica e a condição dentária pré-cirúrgica. Métodos:Cirurgias de diversos dentes foram acompanhadas nas clínicas de odontologia aplicando-se um questionário previamente elaborado de preenchimento do aluno, onde há toda a descrição da ocorrência do Acidente ou Complicação no momento ou posteriormente a cirurgia. Todos os participantes foram esclarecidos sobre a pesquisa e concordaram em participar por meio de assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: O acidente mais prevalente foi fratura de coroa dental (44,4%), seguida de fratura radicular (22,2%), abertura de seio maxilar (11,1%) e lesão aos tecidos moles (5,6%). Com relação a complicações, a mais encontrada foi hemorragia (11,1%), seguida de infecção local (5,6%). Nas cirurgias observadas 12 (66,6%) dos acidentes ou complicações ocorreram na clínica do 4º ano e 6 (33,3%) na clínica do 3º ano. Dentes com coroa parcialmente destruída apresentaram maior incidência (44,4%). Conclusões: A fratura de coroa dental foi o acidente mais prevalente e a hemorragia como complicação mais incidente. O grau de experiência do aluno não se mostrou um fator determinante para o aumento das taxas de acidentes e complicações nas cirurgias de extração dentária. Dentes com coroa parcialmente destruída são mais predisponentes a acidentes ou complicações.
Descrição: FERREIRA, Hélder de Almeida. Acidentes e complicações relacionados às extrações dentárias em clínicas de odontologia do campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba. 2015. 31p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8084
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Hélder de Almeida Ferreira.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.