Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8087
Título: Uso dos serviços de saúde bucal no sistema único de saúde entre adolescentes brancos e negros do Brasil
Autor(es): Costa, Francisco Adeilson do Nascimento
Palavras-chave: Odontologia
Odontologia Social
Raças
Data do documento: 27-Abr-2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a raça como fator limitante na utilização dos serviços odontológicos do Sistema Único de Saúde por adolescentes. O presente estudo é do tipo transversal com a utilização de dados secundários coletados pela Pesquisa Nacional de Saúde Bucal em 2010. Foram incluídos residentes de todas as regiões do Brasil, na faixa etária de 15 a 19 anos, que utilizaram pela última vez os serviços de saúde bucal do SUS ou nunca terem foram ao Cirurgião Dentista. A amostra foi constituída por 2.866 adolescentes sendo 991 brancos e 1.875 negros. Para análise bivariada foi usado o teste Qui-quadrado e para análise multivariada um modelo de regressão logística. Dos brancos 30,2% nunca foram ao dentista enquanto que para os negros esse valor é de 23,9%. Após o ajuste por sexo, idade, dor, região, renda e escolaridade permanece uma maior razão de prevalência de utilização dos serviços pelos negros (1.26)OR. Quanto ao tempo de utilização verificou-se que 45,6% dos brancos e 36,6 dos negros usaram os serviços do SUS no último ano. Mesmo ajustado pelo modelo multivariado a razão de prevalência de utilização dos serviços pelo negro (0.84) OR permanece menor. Existem disparidades entre utilização dos serviços de saúde bucal do SUS entre adolescentes brancos e negros. Os negros foram mais ao dentista do SUS por pelo menos uma vez na vida que os brancos. Porém, o negro apresentou menor chance de ter visitado os serviços no último ano
Descrição: COSTA, Francisco Adeilson do Nascimento. Uso dos serviços de saúde bucal no sistema único de saúde entre adolescentes brancos e negros do Brasil. 2015.151p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8087
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Francisco Adeilson do Nascimento Costa.pdf502.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.