Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8097
Título: Análise oclusal e cefalométrica em criança com deglutição normal e atipica
Autor(es): Ramos, Eduardo Gonçalves
Palavras-chave: Odontopediatria
Deglutição
Odontologia
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: Objetivo: Avaliar as características oclusais e cefalométricas em crianças, de acordo com o tipo de deglutição, através de prontuários de documentação ortodôntica. Métodos: Uma amostra de 60 ficha clínica de pacientes do curso de Especialização do COESP,foi analisada, extraindo-se características oclusais, de modelos e cefalométricas de acordo com o alteração ou não na deglutição. Os dados obtidos nesta pesquisa foram tabulados em programa Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 18.0. A análise estatística foi descritiva com apresentação de dados percentuais de frequência. Os testes estatísticos foram aplicados com valores de p< 0.05. Resultados: Pode-se verificar que a ausência de selamento labial passivo foi mais freqüente em crianças com deglutição alterada, com 63,7% e diferença significativa (p=0,035). Observou-se também a maior freqüência de dicção alterada, 80% em pacientes com deglutição atípicasendo significativa tal diferença (p=0,040). O ângulo ANB demonstrou maior média para pacientes deglutição atípica, com média de 4,83°, sendo significativa tal diferença (p=0,034). O ângulo 1NS o longo eixo do incisivo superior com a base do crânio, com média que indica maior protrusão nos pacientes com deglutição atípica, de 108,57°, tendo também resultado significativo (p=0,015). Conclusão: Concluiu-se que o hábito de deglutição atípica pode influenciar na dicção e selamento labial, bem como alterações alterações significativos cefalométricas, ressaltando que o hábito deve estar ser corrigido para evitar maiores danos a cavidade oral.
Descrição: RAMOS, Eduardo Gonçalves. Análise oclusal e cefalométrica em crianças com deglutição normal e atípica. 2015. 21p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8097
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Eduardo Gonçalves Ramos.pdf659.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.