Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8101
Título: Técnicas preventivas e de recuperação de estruturas de Concreto
Autor(es): Holanda, Maria Júlia de Oliveira
Palavras-chave: Patologias
Concretos
Engenharia Estrutural
Data do documento: 17-Jul-2015
Resumo: A patologia das estruturas é um ramo da engenharia civil que estuda as origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas e degradação das estruturas. A quantidade de produtos que são rejeitados, ou aceitos sob condições, ou ainda com baixo desempenho demonstram a necessidade de desenvolvimento desse campo, que aborda de maneira científica o comportamento e problemas das estruturas, através de técnicas de recuperação, reforço e manutenção preventiva. O objetivo do trabalho foi estudar patologias em concretos, assim como técnicas de recuperação e manutenção, através de fundamentação teórica e estudo de caso da Ponte Governador Paulo Guerra, localizada na cidade de Recife-PE. A metodologia utilizada no trabalho consistiu no conhecimento de obras com planejamento e qualidade, indicação de técnicas de inspeção como: averiguação da tipologia construtiva, análise da estrutura com determinação das características geométricas dos elementos estruturais, identificação das patologias e possíveis causas e obtenção de características mecânicas dos materiais usados na construção, bem como o estado de conservação dos mesmos eserá realizado o diagnóstico das patologias encontradas na Ponte Governador Paulo Guerra, indicando assim técnicas de manutenção preventivas e técnicas de recuperação dos danos atuais. Através da vistoria local, do histórico da ponte e do estudo dos relatórios de conclusão de recuperação da mesma, pode-se identificar o RAA (reação álcali-agregado), do tipo álcali-silicato, e a corrosão eletroquímica como sendo as patologias de maior agressividade à obra, afetando principalmente a superestrutura e infraestrutura que estão posicionadas em situações de maior agressão. Entretanto como o estudo das patologias ainda necessita de uma maior sistematização dos conhecimentos científicos faz-se necessário, nesses casos, o uso de soluções intuitivas dos engenheiros estruturais.
Descrição: HOLANDA, Maria Júlia de Oliveira. Técnicas preventivas e de recuperação de estruturas de Concreto. 2015. 47p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8101
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Maria-Júlia-de-Oliveira-Holanda.pdf6.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.