Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8109
Título: A poluição sonora na cidade de Pombal-PB
Autor(es): Araújo, Francisca Eli da Silva
Palavras-chave: Ruído
Tráfego
Poluição Sonora
Data do documento: 17-Dez-2015
Resumo: O presente artigo trata-se da Poluição Sonora na cidade de Pombal, onde o ruído de tráfego gera desconfortos a população local. Com base nessa problemática o trabalho tem como objetivo contribuir no despertar da população para a redução da poluição sonora e assim procurar formas de como diminuir essa poluição e a partir disso resolver tal problema, fazendo com que as pessoas respeitem os limites permitidos para que não venha gerar desconforto a população em geral. A pesquisa foi de caráter bibliográfico, tomando como base os autores: Calixto (2002), Cássia (2014), Fiorillo (2014), Lya (2014), Pena (2014) Rádio Liberdade 96FM (2014) e muitos outros, que de muito contribuíram para a construção deste trabalho. Vê-se ao longo da pesquisa que as cidades se caracterizam por apresentarem uma concentração excessiva de atividades sócio-econômicas nas áreas centrais. Nesse contexto, a capacidade viária disponível tem fortes restrições para atender satisfatoriamente à demanda, acentuando diversos problemas, entre eles o desperdício do consumo energético bem como impactos ambientais gerados pela poluição sonora e atmosférica, degradando ainda mais a qualidade de vida da população. A nocividade do ruído está diretamente relacionada ao seu número de frequências, à intensidade da pressão sonora, à direção da exposição diária, bem como à suscetibilidade individual. Embora exista legislação específica que regula os limites de emissão de ruídos e estabelece medidas de proteção para a coletividade dos efeitos danosos da poluição sonora, o que se constata é que os níveis de ruído, existentes nas mais diversas atividades cotidianas, estão acima de todos os valores determinados pelas legislações, tanto a nível nacional, como internacional. A conscientização do problema por parte da população, aliada a outras medidas de prevenção, seria uma valiosa contribuição para a redução do ruído urbano.
Descrição: ARAÚJO, F. E. S. A poluição sonora na cidade de Pombal-PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8109
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Eli da Sila Araújo.pdf879.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.