Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8110
Título: Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Pombal-PB
Autor(es): Figueredo, Mércia Maria da Silva
Palavras-chave: Igreja
Pombal
Comunidade
Festa do Rosário
Data do documento: 17-Dez-2015
Resumo: A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é um símbolo religioso que representa um segmento promissor para o desenvolvimento de uma fé de um povo que antes da cidade de Pombal, Estado da Paraíba, se conceder cidade, ela emergiu de uma luta incansável de um povo que, tinha como objetivo erguer no local onde hoje existe, uma comunidade. Mas diante dos contratempos entre os presentes e os nativos da época, foi erguida uma capela que com o passar dos tempos se construiu a igreja e hoje existe como um patrimônio histórico para as atuais e futuras gerações. Este trabalho traça a trajetória da formação religiosa-cultural da Festa do Rosário na cidade de Pombal - PB, mostrando a riqueza da diversidade do folclore popular deste evento, analisando desde a formação da Irmandade do Rosário, a apresentação de grupos como os Negros dos Pontões, os Congos e o Reisado. Procura retratar a importância dos festejos para o povo da cidade, do ponto de vista socioeconômico e cultural, e para o visitante que, ao participar da Festa, vivencia a identidade e a cultura popular através do enfoque na religiosidade e no profano. Finaliza propondo ações que possam acenar para o desenvolvimento do turismo religioso-cultural em Pombal, com o envolvimento da comunidade local. Nessa linha de pensamento, objetivamos passar para o leitor a trajetória da identidade da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, como patrimônio cultural e atrativo turístico da cidade de Pombal-PB, para que venha servir de fonte de pesquisa para novas gerações.
Descrição: FIGUEREDO, M. M. S. Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Pombal-PB. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8110
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Maria da Silva Figueredo.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.