Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8111
Título: Desertificação; causas e consequências no semiárido paraibano
Autor(es): Silva, Manasés Fernandes da Silva
Palavras-chave: Desertificação
Seca
Nordeste semiárido
Data do documento: 17-Dez-2015
Resumo: O tema da desertificação se reveste de grande interesse para os estudos relacionados a questões ambientais, constituindo-se em um dos mais sérios problemas das “regiões secas do planeta” e sobretudo, no semiárido paraibano. O desenvolvimento deste artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explorar de forma descritiva sobre as causas e consequências da desertificação no semiárido paraibano, uma vez que a área afetada se localiza na porção semiárida e subúmida seca do país. É um campo de estudo vasto e que requer um maior aprofundamento em seus aspectos teóricos e, principalmente, metodológicos. Possui uma abrangência mundial, passando a ser tema de capítulo específico da Agenda 21 Global e constituindo-se em uma Convenção própria, denominada “Combate à Desertificação e aos Efeitos da Seca” – CCD –, que avança no reconhecimento de que a desertificação tem sua origem em complexas interações de fatores físicos, biológicos, políticos, sociais, culturais e econômicos, rompendo com as interpretações de origem climatológica ou de fundo puramente tecnológico. O Semiárido brasileiro é constituído por um aglomerado de unidades de produção com características bastante variáveis no que diz respeito a solo, relevo, vegetação, clima, potencial hídrico disponível, sistemas agrários e de produção. Neste artigo buscou-se aportar uma parcela de conhecimento sobre as áreas que se encontra em processos de desertificação no semiárido do Estado da Paraíba, que possui maior percentual de áreas com nível de degradação das terras muito grave, afetando assim o dia-a-dia de uma grande parte da população, onde residem 1,66 milhão de pessoas.
Descrição: SILVA, M. F. da. Desertificação; causas e consequências no semiárido paraibano. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8111
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manasés Fernandes da Silva.pdf844.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.