Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8132
Título: Grupo operativo envolvendo trabalhadores de saúde do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
Autor(es): Silva, Joedson Felipe da
Palavras-chave: Educação em saúde
Vitamina A
Grupo operativo
Programa de Suplementação de Vitamina A
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: Este estudo objetivou Analisar um processo de aprendizagem sobre o conhecimento e práticas do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A - PNVITA, com os trabalhadores de Saúde que o operacionalizam nas Unidades Básicas de Saúde - UBS. Trata-se de um estudo transversal de caráter qualitativo desenvolvido no município de Campina Grande - Paraíba, no período de 2013-2014. A amostra foi obtida através de um sorteio aleatório de 16 trabalhadores que formaram duas Equipes de Saúde da Família, os quais deveriam trabalhar com o PNVITA. Os dados gerados a partir das discussões na técnica do Grupo Operativo foram analisados segundo o referencial de Pichon-Riviére e após a leitura e interpretação do conteúdo das falas transcritas e observações realizadas durante das reuniões dos Grupos, utilizou-se a Análise de Conteúdo na modalidade temática. Dentre as categorias analisadas, apresentaram destaque: limitação do conhecimento sobre o PNVITA e a Deficiência de Vitamina A - DVA; desejo de adquirir novos conhecimentos; desejo por mudança; quem precisa da Vitamina A; O governo preconiza, mas não viabiliza. Ao analisar a técnica do cone invertido descrito por Pichon Riviere, teve-se a presença dos sete indicadores descritos: afiliação, pertença, pertinência, cooperação, comunicação, aprendizagem e tele. O estudo possibilitou aos participantes estabelecer novos conceitos e construir o desejo de mudanças. Além de que a intervenção foi efetiva evidenciada pela comparação do conhecimento dos sujeitos antes e após participarem do estudo.
Descrição: SILVA, J. F. da. Grupo operativo envolvendo trabalhadores de saúde do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8132
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joedson Felipe da Silva.pdfPDF - Joedson Felipe da Silva444.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.