Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8134
Título: Restauração atraumática na Odontologia: uma revisão de literatura
Autor(es): Bezerra, Cícero Hoton Tavares
Palavras-chave: Técnica da restauração atraumática
Restauração Dentária Permanente
Odontopediatria
Tratamento dentário - Cárie
Data do documento: 7-Fev-2014
Resumo: A técnica da restauração atraumática (ART) é a remoção de tecido cariado com auxílio de instrumentos manuais e posterior selamento das cavidades com um material adesivo (cimento de ionômero de vidro) - com funções de liberação de flúor, coeficiente de expansão térmica linear semelhante ao da estrutura dentária e material biocompatível com o complexo dentino-pulpar. Muito difundida em comunidades de baixa renda, tem uma importância imensurável na clínica odontológica, atuando de forma de diagnóstico, cura e prevenção de lesões cariosas em crianças, principalmente. Entretanto, esta técnica vem sendo difundida em outras áreas da odontologia, como na odontopediatria, em pacientes com necessidades especiais, gestantes, entre outros casos. Este estudo se propôs a realizar uma revisão de literatura sobre a técnica de restauração atraumática. A busca na literatura ocorreu no período de novembro de 2013 a janeiro de 2014. Consultou-se as seguintes bases de dados: Lilacs, Medline, SciELO, Bireme, Pubmed e Portal de Periódicos CAPES.Concluiu-se que essa técnica consiste em um método muito utilizado e com vantagens, seu uso vai além da utilização em saúde pública, sendo imprescindível para casos de impossibilidade de anestesia local, introdução de tratamento odontológico precoce em bebês, pacientes ansiosos e medrosos, pacientes especiais ou que vivem de repouso e crianças com alta atividade de cárie.
Descrição: BEZERRA, C. H. T. Restauração atraumática na Odontologia: uma revisão de literatura. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8134
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Hoton Tavares Bezerra.pdfPDF - Cícero Hoton Tavares Bezerra250.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.