Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8135
Título: Atuação e atribuições do enfermeiro no uso do Cateter Central de Inserção Periférica
Autor(es): Silva, Jamilla Brito de Oliveira
Palavras-chave: UTI neonatal
Enfermagem pediátrica
Cateter central de inserção periférica
Atuação do enfermeiro
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Introdução A assistência ao recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal deve ser realizada de modo que o mesmo obtenha um prognóstico satisfatório, para isso é necessário que a equipe esteja capacitada e disponha de materiais adequados pra promover essa assistência. Objetivo geral Sendo assim, esse estudo teve como objetivo geral identificar a atuação dos enfermeiros em relação ao uso do Cateter Central de Inserção Periférica e como Objetivos específcos identificar a atuação dos profissionais que possuem capacitação para inserção do PICC, quais os cuidados realizados com o cateter e qual a atitude dos mesmos diante de complicações com o mesmo. Metodologia A pesquisa foi descritiva com uma abordagem do tipo, qualitativa e para coleta dos dados foi utilizado como objeto um questionário semi-estruturado com 11 questões subjetivas, sendo a entrevista gravada em áudio, tornando assim fiel as respostas dos participantes. Resultados Dentre as categorias apresentadas nos resultados obtidos destacou-se: a recompensa com o resultado do uso do cateter, a satisfação profissional, a falta de capacitação de alguns participantes, o favorecimento quanto à terapia de longa duração, o favorecimento da nutrição parenteral, redução na frequência de punção e no risco de infecção. Foi observado como desvantagens a falta do cateter na instituição e o alto custo dos mesmos. Conclusão Pôde-se observar com o estudo que o PICC está sendo cada vez mais utilizado na UTI neonatal e que os profissionais conhecem o cateter, no entanto, o conhecimento foi adquirido muitas vezes pela experiência adquirida no decorrer do tempo de atuação na UTI neonatal e não pela busca do conhecimento por meio de capacitação. Sendo este profissional de fundamental importância na assistência, tendo em vista as habilidades técnicas que este profissional possui.
Descrição: SILVA, J. B. de O. Atuação e atribuições do enfermeiro no uso do Cateter Central de Inserção Periférica. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8135
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamilla Brito de Oliveira Silva.pdfPDF - Jamilla Brito de Oliveira Silva805.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.