Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8136
Título: Avaliação clínica da efetividade de um enxaguatório (Punica granatum Linn.) sobre o controle de biofilme dentário e inflamação gengival em escolares
Autor(es): Silva, Fernanda Rahyssa de Souza e
Palavras-chave: Biofilme dental
Saúde bucal
Fitoterapia
Plantas medicinais
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade clínica de um enxaguatório a base de Punica granatumLinn. (romã) sobre o biofilme dental e a inflamação gengival em escolares. Foi realizado um estudo longitudinal prospectivo, do tipo ensaio clínico duplo cego, tendo como substância controle odigluconato de clorexidina, em duas escolas públicas no município de Campina Grande-PB, Brasil. A amostra foi composta por 35 escolares na faixa etária de nove a 12 anos, que foram divididos em dois grupos (A e B). No grupo A, os escolares utilizaram um enxaguatório de clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia durante 14 dias e, no grupo B, os escolares utilizaram um enxaguatório de romã a 6,25%, seguindo o mesmo protocolo utilizado pelo grupo A. Foram avaliados os Índices de Placa (IP) e Índice de Sangramento a Sondagem (ISS) nos dias 0, 7 e 14. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva inferencialuni e bivariada e, através da análise do teste t Student. Observou-se diferenças entre grupos, utilizando-se um nível de significância de 5% (p<0,05). A análise estatística mostrou que a clorexidina apresentou uma redução da média do IP mais significativa que a romã. A redução da média do ISS foi semelhante nos dois grupos estudados. Concluiu- se que o enxaguatório de romã apresentou efetividade para o controle do biofilme dental e da inflamação gengival, sugerindo que a utilização do mesmo como produto fitoterápico apresenta eficácia e segurança para higiene bucal.
Descrição: SILVA, F. R. de S. e. Avaliação clínica da efetividade de um enxaguatório (Punica granatum Linn.) sobre o controle de biofilme dentário e inflamação gengival em escolares. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8136
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Rahyssa de Souza e Silva.pdfPDF - Fernanda Rahyssa de Souza e Silva749.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.