Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8137
Título: Ultrassonografia em Odontologia: uma revisão de literatura
Autor(es): Aquino, Francisco Nolânio Mateus Henrique de
Palavras-chave: Ultrassonografia
Odontologia
Diagnóstico por imagem
Data do documento: 11-Mar-2014
Resumo: A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem, utilizado na área da saúde como auxiliar de diagnóstico em diversas especialidades médicas. O ultra-som é um recurso de imagem que foi desenvolvido inicialmente para utilização submarina, e só depois fundamentada na área da Saúde. Tem como principio fundamental a formação de ondas ultra-sônicas, que são produzidas em um dispositivo denominado transdutor, responsável por enviá-las ao tecido a ser avaliado e receber os ecos sonoros que são refletidos pelas diversas estruturas avaliadas, obtendo-se assim os resultados. Com os avanços tecnológicos é possível por meio do Doppler colorido, caracterizado pela associação das imagens em movimento em tempo real, mapear o fluxo vascular. Este estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte materiais já publicados sobre o tema em artigos científicos, livros e internet disponíveis nos diversos bancos de dados com o objetivo de buscar conhecimento sobre o uso da ultrassonografia no campo da odontologia. Pela revisão da literatura, conclui-se que: o ultrassom é um método auxiliar de diagnóstico por imagem, não invasivo, indolor e sem nenhum efeito deletério conhecido até os dias atuais; é um exame imaginológico com alta especificidade para tecidos moles, capaz de detectar, delimitar (inclusive em profundidade) e avaliar o conteúdo interno, tanto na normalidade quanto nas alterações do complexo dento-maxilo-cervico-facial e tem ampla aplicação nas diferentes Especialidades Odontológicas.
Descrição: AQUINO, F. N. M. H. de. Ultrassonografia em Odontologia: uma revisão de literatura. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8137
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Nolânio Mateus Henrique de Aquino.pdfPDF - Francisco Nolânio Mateus Henrique de Aquino347.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.