Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8138
Título: Terapia fotodinâmica como fator coadjuvante nas doenças periodontais e periimplantites: uma revisão sistemática
Autor(es): Alves, Halley de Sousa
Palavras-chave: Laserterapia
Terapia fotodinâmica
Doença periodontal
Data do documento: 2014
Resumo: A doença periodontal é uma das causas mais importantes de perda óssea nos adultos, de caráter inflamatório e infeccioso, ela é ocasionada por bactérias periodontopatogênicas presentes no biofilme, em hospedeiros suscetíveis. Este estudo de revisão sistemática da literatura teve por objetivo investigar eficácia da terapia fotodinâmica (TFD) frente à doença periodontal inclusive nas periimplantites como tratamento primário ou adjuvante à RAR (raspagem e alisamento radicular). Os dados foram coletados por meio de buscas nas bases de dados Lilacs, IBECS, MEDLINE, BBO – Odontologia, utilizando os descritores "laser" e "terapia fotodinâmica" e “doença periodontal”, no período de 2003 a 2013. Das 35 referências levantadas, 10 foram selecionadas para extração dos dados e 8 foram recuperados na íntegra, constituindo o corpus da pesquisa. Os resultados evidenciaram predomínio de artigos publicados em periódicos internacionais. Os estudos indicam que a TFD é um método eficaz que não causa resistência bacteriana, porém sem significativa diferença da terapia raspagem e alisamento radicular. Como conclusão ressalta-se a necessidade de futuras pesquisas, que possam fornecer esclarecimentos mais pormenorizados a respeito do tema.
Descrição: ALVES, H. de S. Terapia fotodinâmica como fator coadjuvante nas doenças periodontais e periimplantites: uma revisão sistemática. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8138
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Halley de Sousa Alves.pdfPDF - Halley de Sousa Alves346.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.