Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8139
Título: Influência de diferentes métodos de manipulação utilizando um compósito restaurador
Autor(es): Jerônimo, José Rafael Missias
Palavras-chave: Materiais dentários
Técnicas de manipulação
Resinas compostas
Data do documento: 8-Mar-2014
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das diferentes técnicas de manipulação da resina composta fotopolimerizável, Filtek Z350 XT através do ensaio de microdureza. Foram confeccionados vinte corpos de provas em uma matriz teflon medindo 5x3x4 mm (ISO 6507). Os espécimes foram divididos em quatro grupos, cada grupo contendo cinco corpos de prova, onde dois de cada grupo foram submetidos ao teste de microdureza. A análise de microdureza Vickers foi procedida (50g por 15s), realizando-se quatro leituras aleatórias na superfície de cada espécime, totalizando oito penetrações por grupo. Os espécimes foram divididos em quatro grupos de acordo com o tipo de técnica de manipulação utilizada. Os grupos foram divididos em: Grupo I – manipulação e homogeneização da resina composta pela técnica digital sobre luvas de látex e inserção do composto polimérico utilizando espátula sem a desinfecção com álcool; Grupo II – homogeneização e manipulação da resina composta pela técnica digital sobre luvas de látex limpas com álcool 70% e inserção do composto polimérico utilizando espátula desinfetada com álcool a 70 %; Grupo III – manipulação da resina composta em placa de vidro desinfetada com álcool a 70% e inserção do composto polimérico com espátula também desinfetada com álcool e Grupo IV (grupo controle) – homogeneização e manipulação da resina composta em placa de vidro não desinfetada e inserção do composto polimérico com espátula sem a desinfecção com álcool a 70%. Os resultados evidenciaram que o tipo de manipulação realizada nos grupos I e IV diminuiu significativamente a microdureza superficial, no entanto, os grupos II e III, cujos espécimes foram manipulados com a utilização do álcool a 70% na desinfecção dos instrumentais, apresentaram os melhores valores médios de microdureza em relação aos demais grupo. Pode-se concluir com esse trabalho que a técnica de manipulação utilizando o álcool como substância desinfetante promoveu um aumento significante na microdureza do compósito polimérico em estudo.
Descrição: JERÔNIMO, J. R. M. Influência de diferentes métodos de manipulação utilizando um compósito restaurador. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8139
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Rafael Missias Jerônimo.pdfPDF - José Rafael Missias Jerônimo1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.