Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8140
Título: Análise da eficácia de solução aquosa de clorexidina a 2% e álcool 70% para desinfecção de superfícies do consultório odontológico
Autor(es): Oliveira, Vanessa Araújo de
Palavras-chave: Biossegurança
Desinfecção química
Odontologia clínica
Data do documento: 6-Mar-2014
Resumo: Objetivo: Analisar a eficácia da solução aquosa de clorexidina em concentração 2%, na desinfecção de superfícies de consultório odontológico, comparando-a do álcool 70% líquido. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa experimental in vitro com abordagem indutiva. Amostras foram coletadas de duas superfícies, o encosto da cadeira de atendimento odontológico e a bandeja de aço inoxidável após atendimento ao paciente. Sendo também feita em seguida, a coleta após a desinfecção com os dois agentes, o álcool etílico líquido em concentração 70% e a solução aquosa de clorexidina em concentração 2%. As amostras foram semeadas em dois tipos de cultura, ágar sangue, para desenvolvimento de bactérias e ágar sabouraud para crescimento de fungos e leveduras. O estudo ainda contou com uso do método de triplicata, no intuito de tornar mais seguro os resultados que foram obtidos. Resultados: A solução de clorexidina aquosa 2% mostrou-se mais eficaz na desinfecção de superfícies do consultório odontológico, quando comparada ao álcool etílico líquido 70%. Observou-se principal eficácia contra microorganismos do grupo Streptococcus e Staphylococcus, além de fungos. Conclusão: Consultórios odontológicos, assim como qualquer outro estabelecimento de saúde, que faz uso de solução aquosa de clorexidina a 2% em sua desinfecção estão menos propícios a desencadear uma infecção cruzada.
Descrição: OLIVEIRA, V. A. de. Análise da eficácia de solução aquosa de clorexidina a 2% e álcool 70% para desinfecção de superfícies do consultório odontológico. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8140
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Araújo de Oliveira.pdfPDF - Vanessa Araújo de Oliveira568.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.