Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8143
Título: Estado nutricional e consumo alimentar da população atendida na Unidade Mista de Saúde do município de Frei Martinho-PB
Autor(es): Araújo, Zuíla Mayara Nicolau de
Palavras-chave: Estado nutricional
Saúde pública
Qualidade de vida
Assistência à saúde
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem um importante problema de saúde pública. Fatores de risco como excesso de peso, hábitos alimentares não saudáveis, e a inatividade física estão relacionados ao desenvolvimento dessas doenças. Objetivou-se com este estudo investigar o estado nutricional relacionado ao consumo alimentar da população atendida na Unidade Mista de Saúde, do município de Frei Martinho/PB. Trata-se de um estudo transversal, exploratório de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Unidade Mista de saúde do município de Frei Martinho durante o mês de maio de 2013. A amostra foi representada por 100 pessoas atendidas na referida unidade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário/formulário de entrevista previamente elaborado, contendo questões pertinentes aos dados sociodemográficos, hábitos alimentares, e dados antropométricos. Verificou-se que 77% da amostra eram do sexo feminino e 23% do sexo masculino, 81% residentes na zona urbana e 19% na zona rural, e os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos constituiu a faixa etária predominante. Em relação ao grau de escolaridade, 63% não chegaram a concluir o ensino fundamental. No que diz respeito ao aspecto socioeconômico, 34% dos indivíduos eram aposentados, e o trabalho na agricultura apresentou-se como função mais exercida (23%). A maioria dos indivíduos (55%) relataram possuir uma renda familiar de 1 salário mínimo. Quanto ao consumo alimentar, a maioria dos entrevistados referiu um consumo regular de frutas, verduras, legumes e menor consumo de massas, de alimentos embutidos e de alimentos ricos em gordura animal, sal e açúcar; porém 50% da amostra relatou não realizar nenhum tipo de atividade física regular. Diante disso, percebe-se a necessidade de ações de apoio à manutenção de uma alimentação saudável e de incentivo à adoção da prática de atividades físicas regulares, como forma de controle do peso corporal e de prevenção de doenças e agravos à saúde.
Descrição: ARAÚJO, Z. M. N. de. Estado nutricional e consumo alimentar da população atendida na Unidade Mista de Saúde do município de Frei Martinho-PB. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8143
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zuíla Mayara Nicolau de Araújo.pdfPDF - Zuíla Mayara Nicolau de Araújo641.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.