Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8144
Título: Validação de conteúdo de sinais, sintomas a agravos à saúde expressos em Libras
Autor(es): Aragão, Jamilly da Silva
Palavras-chave: Surdez
Assistência à saúde
Libras
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: Objetivou-se validar o conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em Libras por pessoas surdas. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, realizado no período de março 2012 a julho de 2013 na EDAC/CG. Participaram do estudo 36 surdos e três expert em Libras. Sendo desenvolvido em três etapas: Investigação dos sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde referidos pelos surdos, assinalados em um Questionário; Filmagem de como os surdos expressam por meio da Libras os sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde; Validação do conteúdo da filmagem por experts em Libras. Os dados foram processados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e analisados por meio de tabelas univariadas com frequências absolutas e porcentagens. Os resultados da validação foram analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os participantes referiram com predominância: Sede intensa (83%), Dor de cabeça (80%), Dor de dente (69%), Tosse (66%), Vômito (55%), Diarreia (50%) e Febre (50%), como a maior ocorrência em seu dia a dia. Foram validadas 27 expressões em Libras entre esses, sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde que obtiveram IVC satisfatório (1,0). As expressões em Libras: sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde apresentam-se válidos para profissionais de saúde em especial o enfermeiro seguir como orientação na consulta de enfermagem a pessoa surda, possibilitando uma consulta sistematizada, fortificando a díade profissional-surdo e aniquilando as barreiras da comunicação, pois está é indispensável durante a assistência à saúde.
Descrição: ARAGÃO, J. da S. Validação de conteúdo de sinais, sintomas a agravos à saúde expressos em Libras. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8144
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamilly da Silva Aragão.pdfPDF - Jamilly da Silva Aragão546.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.