Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8146
Título: Automedicação da dor pediátrica por responsáveis: um olhar do enfermeiro
Autor(es): Moura, Evelin Firmino de
Palavras-chave: Uso de medicamentos
Automedicação
Saúde da criança
Pediatria
Data do documento: 10-Mar-2014
Resumo: Há o consenso que o uso inadequado de medicamentos constitui uma enorme ameaça à saúde pública. A estimativa é de que 50% de todos os medicamentos usados no mundo são prescritos, dispensados, vendidos ou usados de maneira inapropriada. Entre menores de cinco anos, a principal causa de intoxicação por medicamentos advém da automedicação, sendo esta, o uso de medicamentos sem prescrição, orientação e/ou acompanhamento médico. Na fase das entrevistas para coleta de dados, realizaram-se visitas ao setor pediátrico e suas respectivas enfermarias do Hospital Fundação Assistencial da Paraíba, assim como busca ativa nos prontuários dos pacientes selecionados para amostra. Desta forma, a amostra final do estudo totalizou 57 crianças e, por conseguinte 57 responsáveis No estudo realizado, 53% dos pacientes eram do sexo feminino, tendo idade média de 4,66 anos. As intervenções aplicadas consistiram em 57% medicamentos apenas, 8% medicamento e outro, 4% chá e compressa, 4% xarope, 2% soro e 2% fitoterápico. Os medicamentos mais utilizados na automedicação por estes responsáveis nos pacientes foram dipirona (36%), paracetamol (32%), luftal (5%), amoxicilina (5%), prednisolona (4%). A automedicação pode trazer diversos riscos à criança além da intoxicação, pode levar a enfermidades iatrogênicas, dependência medicamentosa, mascaramento de doenças, entre outras consequências danosas.
Descrição: MOURA, E. F. de. Automedicação da dor pediátrica por responsáveis: um olhar do enfermeiro. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8146
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evelin Firmino de Moura.pdfPDF - Evelin Firmino de Moura376.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.