Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8147
Título: Análise de fatores de risco com o desenvolvimento da pré-eclâmpsia em gestantes
Autor(es): Costa, Isabele Lopes da
Palavras-chave: Enfermagem obstétrica
Eclâmpia
Gestante
Hipertensão arterial
Data do documento: 13-Mar-2014
Resumo: A pré-eclâmpsia ou Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG), é uma síndrome que acontece no final do 2º trimestre da gestação e persiste durante todo o período gestacional. Apresenta etiologia desconhecida e tendo vários fatores de risco, entre eles, faixa etária, número de gravidez e valor da pressão arterial. Embora seja uma patologia grave, quando tratada precocemente, diminuem as chances da forma mais grave da doença: a eclampsia. Este trabalho teve como objetivo identificar a correlação existente entre faixa etária, valores da pressão arterial e números de gestações com o desenvolvimento da préeclâmpsia. A pesquisa foi realizada na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, situado no município de Campina Grande/PB, no período de junho a agosto de 2013. Sendo um estudo retrospectivo baseado nos prontuários das gestantes atendidas, com diagnóstico de pré-eclâmpsia. Foram identificadas 44 mulheres na faixa etária de 15 a 45 anos, com média da pressão arterial sistólica de 146,72 e diastólica de 100,66 mmHg. Constatando-se correlação entre pré-eclâmpsia valores pressóricos, e número de gestações, sendo característica nas primigestas. Sugere-se para complemento na assistência da maternidade do ISEA, capacitações, cursos e/ou palestras sobre a importância dos registros nos prontuários.
Descrição: COSTA, I. L. da. Análise de fatores de risco com o desenvolvimento da pré-eclâmpsia em gestantes. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8147
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabele Lopes da Costa.pdfPDF - Isabele Lopes da Costa1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.