Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8148
Título: Desenvolvimento de um modelo ergonômico para uma sala de reabilitação virtual
Autor(es): Tavares, Amanda Duarte
Palavras-chave: Reabilitação virtual
Fisioterapia
Ergonomia
Data do documento: 1-Jul-2015
Resumo: A Realidade Virtual é uma simulação do ambiente real gerado por computador, que através de uma interface homem-máquina irá permitir ao utilizador interagir com certos elementos dentro do cenário simulado. A utilização de recursos e tecnologias promovidas pela Realidade Virtual com o propósito de promover a reabilitação da origem a Reabilitação Virtual. A utilização do Nintendo WII TM como alternativa de tratamento para pacientes se mostrou eficaz melhorando a função física e promovendo maior adesão. Seguindo a Lei nº 8.080 de 19 de setembro 1990, se faz necessário a criação de normas técnicas p serem seguidas para criação de uma sala de atendimento fisioterapêutico, estabelecendo padrões de qualidade e parâmetros pré-estabelecidos de uniformização, respeitando as determinações ligadas a vigilância em saúde. O objetivo da pesquisa foi propor um modelo ergonômico adequado para uma sala de atendimento fisioterapêutico, utilizando Reabilitação Virtual. Trata-se de um estudo do tipo desenvolvimento, realizado no Laboratório de Ciência e Tecnologia da Saúde (LCTS/UEPB/FAP). Inicialmente foi realizado levantamento bibliográfico sobre realidade e reabilitação virtual, e normatização de projeto arquitetônico. Posteriormente, foi realizada investigação do espaço físico, observando a necessidade de instalações hidráulicas e elétricas, a fixação do monitor de vídeo a parede, e a presença e disposição de móveis necessários. Foi construído um modelo para uma sala de atendimento fisioterapêutico, utilizando Reabilitação Virtual, baseado em padrões e parâmetros de normatização ergonômica pré-estabelecidos, relacionados a dimensão do espaço, instalação elétrica, instalação hidráulica, disposição dos móveis e equipamentos, materiais de acabamentos, climatização, determinados pelo Ministério da Saúde.
Descrição: TAVARES, A. D. Desenvolvimento de um modelo ergonômico para uma sala de reabilitação virtual. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8148
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Duarte Tavares.pdfPDF - Amanda Duarte Tavares844.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.