Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8150
Título: Pacientes oncológicos: Estratégias de enfrentamento utilizadas pela Equipe de Enfermagem no Cuidado
Autor(es): Oliveira, Raissa Tamara Freire
Palavras-chave: Estratégias de enfrentamento
Oncologia
Assistência de Enfermagem
Data do documento: 28-Jul-2014
Resumo: INTRODUÇÃO: O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm como semelhança o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo disseminar-se (metástase) para outras partes do corpo. Esta é uma patologia que destroi o estado físico, social e psicológico, afetando o paciente, família e a equipe de saude, pois esses realizam algum tipo de cuidado ao mesmo, tornando importante o estudo das estratégias utilizadas pela equipe de Enfermagem ao cuidar de pacientes oncológicos. OBJETIVOS: O objetivo geral deste estudo foi identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pela equipe de Enfermagem que atua na área de oncologia e os objetivos específicos foram detalhar como a Equipe de Enfermagem compreende a patologia e sua evolução, investigando qual é o tipo de relação entre o profissional Enfermeiro e o paciente/família, verificando como é a assistência de Enfermagem prestada ao paciente com câncer e avaliando também qual é a relação do ambiente de trabalho x vida pessoal. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva. O estudo foi desenvolvido em um Hospital de referência em Oncologia, no município de Campina Grande-PB com os profissionais da equipe de Enfermagem que prestam assistência aos pacientes oncológicos. Realizou-se entrevista semi estruturada, gravada na forma de áudio norteada por sete questões abertas. RESULTADOS: O enfrentamento dos desafios é feito através do distanciamento ou da aproximação, do acompanhamento da equipe e da assistência de qualidade. CONCLUSÃO: Tendo em vista as características de cada profissional e as diferentes estratégias de enfrentamento adotadas, torna-se imprescindível ouvir e dar voz ao profissional de enfermagem em seu local de trabalho para que este possa expressar suas vivências, lidando melhor com as emoções, sentimentos e ideias resultantes do cuidado oncológico.
Descrição: OLIVEIRA, R. T. F. Pacientes oncológicos: Estratégias de enfrentamento utilizadas pela Equipe de Enfermagem no Cuidado. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8150
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Tamara Freire Oliveira.pdfPDF - Raíssa Tamara Freire Oliveira412.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.