Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8159
Título: Prototipagem Rápida como adjuvante no tratamento cirúrgico de fratura em mandíbula atrófica: relato de caso
Autor(es): Monteiro, Erik Lafitt Tavares
Palavras-chave: Prototipagem Rápida
Cirurgia maxilofacial
Modelo estereolitográfico
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: Na atualidade, recursos de imagem como Tomografias Computadorizadas com reconstrução 3D e as Ressonâncias Magnéticas estão sendo rotineiramente utilizadas no planejamento pré-cirúrgico no campo da saúde. A partir das imagens 3D virtual apresentadas comumente em superfícies bidimensionais como, por exemplo, a tela do computador, é possível a confecção de biomodelos prototipados com excelente precisão dimensional e reprodução de estruturas finas, os quais verdadeiramente caracterizarão uma estrutura 3D, proporcionando ao profissional a possibilidade de planejar e simular no biomodelo o procedimento a ser realizado (cirurgia bucomaxilofacial, confecção de implantes e próteses faciais individualizadas, mensurações e adaptações prévias das placas de fixação pré-fabricadas), contribuindo assim para a redução considerável do tempo cirúrgico e consequentemente do período de anestesia, quando este se faz necessário, minimizando riscos de infecção e reduzindo despesas hospitalares. No presente relato, descreve-se um caso de tratamento cirúrgico de fratura bilateral de mandíbula atrófica, no qual, para o planejamento cirúrgico, optou-se pela utilização da Prototipagem Rápida como ferramenta adjuvante, considerando as vantagens já destacadas.
Descrição: MONTEIRO, E. L. T. Prototipagem Rápida como adjuvante no tratamento cirúrgico de fratura em mandíbula atrófica: relato de caso. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8159
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erik Lafitt Tavares Monteiro.pdfPDF - Erik Lafitt Tavares Monteiro1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.