Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8166
Título: Processo de eletrodeposição de zinco em peças metálicas
Autor(es): Araújo, José Roberto
Palavras-chave: Galvanoplastia
Eletrodeposição
ZInco
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A indústria de galvanoplastia foi inicializada no Brasil para revestir peças de bicicletas, arreios de cavalo, fivelas de cintos, bandejas, bules e ourivesaria. As indústrias de galvanoplastia que atendem as indústrias metalúrgicas e da construção civil utilizam principalmente os metais cádmio, cromo, níquel, cobre, zinco e estanho para o revestimento das peças. A indústria de folheados reveste artigos de bijuteria e similares usando principalmente ouro, prata, ródio e paládio. A deposição de um metal sobre a superfície de uma peça metálica proporciona uma boa durabilidade e maior resistência da peça metálica. Esse processo é de grande importância para a indústria automobilística, civil e outras, pois garante uma vida útil da peça muito maior. Os banhos que contenham cianeto são inviáveis, pois estes são prejudiciais ao meio ambiente e são de alto custo. A matéria prima utilizada no processo são o zamak e o ferro, pois estes são materiais protegem as peças contra a corrosão. Neste trabalho foram descritas as etapas do processo galvanoplástico de zinco alcalino sem cianeto, realizadas em uma indústria metalúrgica, tendo como matéria prima o zamac e o ferro.
Descrição: ARAÚJO, J. R. Processo de eletrodeposição de zinco em peças metálicas. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8166
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Araújo.pdfPDF - José Roberto Araújo629.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.