Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8175
Título: Análise comparativa da eficiência energética de uma edificação residencial localizada em zonas bioclimáticas distintas
Autor(es): Gomes, George Martins
Palavras-chave: Eficiência energética
Arquitetura residencial
RTQ-E
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: No Brasil, após a crise energética de 2001, surgiu a necessidade de elaboração de projetos arquitetônicos residenciais energeticamente eficientes, mas sem comprometer a qualidade de vida de seus usuários. O presente trabalho tem como proposta avaliar a influência de duas zonas bioclimáticas distintas no desempenho térmico de uma mesma edificação residencial multifamiliar. A coleta de dados foi feita através do levantamento de informações do projeto arquitetônico e do respectivo memorial descritivo. O método de avaliação utilizado para obtenção da classificação do nível de eficiência energética da envoltória foi o prescritivo, apresentado pelo Regulamento Técnico da Qualidade para do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R). Nesta pesquisa foi verificado que a edificação atendeu a todos os pré-requisitos da envoltória (Transmitância térmica, Capacidade térmica, Absortância, Ventilação natural e Iluminação natural). Como resultado foi constatado que todas as unidades habitacionais da edificação localizada na Zona Bioclimática 4 atingiram o nível de eficiência energética “B” (EqNumEnv de 4,43 a 3,86 para todas as unidades), enquanto para a mesma edificação, localizada na Zona Bioclimática 8, o nível de eficiência energética das unidades habitacionais variou entre “C” (EqNumEnv de 3,00 a 2,68) para as unidades do 1º e 6º pavimentos e “D” (EqNumEnv de 2,48 a 2,15) para as unidades do 5º pavimento. As etiquetas da envoltória do edifício foram, respectivamente, “B” e “D” para as Zonas Bioclimáticas 4 e 8, sendo, portanto, a primeira mais favorável a uma melhor eficiência energética.
Descrição: GOMES, G. M. Análise comparativa da eficiência energética de uma edificação residencial localizada em zonas bioclimáticas distintas. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8175
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - George Martins Gomes.pdfPDF - George Martins Gomes1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.