Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8177
Título: Aspectos motivacionais para adesão de idosos à prática de hidroginástica em uma academia de Campina Grande – PB
Autor(es): Soares, Andréia Brasilino
Palavras-chave: Saúde do idoso
Hidroginástica
Motivação
Atividade física
Data do documento: 7-Jul-2015
Resumo: Dados demográficos demonstram que o Brasil passa por um processo de envelhecimento. Entre as atividades físicas preferidas pelos idosos encontra-se a hidroginástica. Este estudo fez uma reflexão a respeito dos aspectos motivacionais que influenciam a escolha por essa atividade em detrimento a outras. Nesse sentido, foi considerado como objetivo geral da presente pesquisa Identificar e Analisar os motivos que influenciam os idosos a praticar hidroginástica em uma academia localizada na cidade de Campina Grande, PB. A amostra consta de dezesseis idosas do sexo feminino escolhidas por disponibilidade a participar da pesquisa, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas fechadas e uma aberta. Essas questões se relacionam com a durabilidade, a frequência, os interesses, a importância e os principais estímulos à prática da hidroginástica por essas idosas. Significando 94% o tempo de prática de mais de 2 anos e 6% de 1 a 2 anos. Com relação aos aspectos motivacionais o maior interesse se dá por recomendação médica e desempenho físico, cada um com 44%, já diminuir dores na coluna com 12%. E a importância da prática com 81% para melhorar a saúde em geral, 7% sair de casa, e para melhorar a auto-estima e disposição para vida 6% cada. Dessa forma verificamos o grande interesse pela Hidroginástica. Cabendo assim ao profissional de Educação Física incluir no seu planejamento de aula uma programação metodológica visando contemplar os grandes motivos dessas idosas. Espera-se assim contribuir para o aprofundamento da discussão sobre essa temática bem como estimular a prática dessa atividade para outros idosos.
Descrição: SOARES, A. B. Aspectos motivacionais para adesão de idosos à prática de hidroginástica em uma academia de Campina Grande – PB. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8177
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréia Brasilino Soares.pdfPDF - Andréia Brasilino Soares585.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.