Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8180
Título: Organofilização da vermiculita para adsorção de solventes orgânicos
Autor(es): Cabral, Luciana Leôncio Bertino
Palavras-chave: Adsorção
Vermiculita
Argila
Solvente orgânico
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: Atualmente, parte das indústrias estão associadas aos desequilíbrios ambientais, estando diretamente ligadas ao uso indevido dos recursos provenientes da natureza. A indústria petrolífera é motivo de grandes preocupações, pois seu processo de exploração, transporte, refino e distribuição de seus derivados envolvem riscos de acidentes, vazamentos e contaminação. Uma alternativa que auxilia no tratamento desses rejeitos a adsorção. As argilas são adsorventes de baixo custo e fácil obtenção, quando natural tem propriedades hidrofílicas, necessitando de um tratamento químico, para adquirir afinidade com solventes orgânicos. Um processo simples e de baixo custo é intercalação de moléculas orgânicas no espaço interlamelar dos argilominerais por cátions de sais quaternários. Neste trabalho as vermiculitas organofílicas foram preparadas utilizando o brometo de cetil trimetil amônio (CTMA-Br). A argila orgânica foi caracterizada por difração de raios X, capacidade de adsorção e inchamento de Foster. Os resultados confirmaram a incorporação do sal na estrutura da vermiculita e quando comparado com outro trabalho realizado com o sal cloreto de cetil trimetil amônio (Genamim), apresentou um comportamento satisfatório.
Descrição: CABRAL, L. L. B. Organofilização da vermiculita para adsorção de solventes orgânicos. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8180
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Leôncio Bertino Cabral.pdfPDF - Luciana Leôncio Bertino Cabral971.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.