Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8181
Título: Produção de pectinase utilizando o resíduo da goiaba com semente por meio da fermentação em estado sólido
Autor(es): Muniz, Cecília Elisa de Sousa
Palavras-chave: Serviço social
Assistente social
Projeto Ético Político
Exercício profissional do Assistente Social
Data do documento: 20-Out-2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial do resíduo da goiaba para a produção da enzima poligalacturonase, por meio da fermentação em estado sólido, utilizando como agente fermentativo o micro-organismo Aspergillus niger CCT 0916. Primeiramente realizou-se a lavagem do resíduo em água clorada a 2,5% seguido da secagem em estufa com circulação de ar a 55±2°C até peso constante. Depois de seco o resíduo foi triturado para obtenção da granulometria adequada ao processo de fermentação em estado sólido. A caracterização físico-química do mesmo, mostrou que este pode ser utilizado satisfatoriamente como substrato para a produção da enzima poligalacturonase, apresentando bons níveis de pectina 9,95%, açúcares redutores, 27,12%, pH 3,52, teor de água, 10,04%, massa específica real, 1,42 g/mL e massa específica aparente, 0,65 g/mL. Quanto à distribuição granulométrica, a maioria das partículas do resíduo apresentavam dimensões variando entre 0,840 e 0,425 mm, reafirmando a viabilidade de utilizar esse resíduo na fermentação em estado sólido, já que partículas maiores possibilita maior espaço entre elas, que faz com que haja redução do rendimento da absorção dos nutrientes pelos microorganismos. O processo fermentativo ocorreu com umidade inicial do meio de 50% e concentração da fonte nitrogênio de 1%, durante um período de 72 horas, onde a cada 7, 22, 30, 44, 50, 66 e 72 horas de cultivo eram retiradas amostras para realização das análises de umidade do meio, pH, açúcares redutores e atividade poligalacturonásica (PG). A atividade poligalacturonásica máxima alcançada foi de 5,39 U/g em 30 horas de fermentação.
Descrição: MUNIZ, C. E. de S. Produção de pectinase utilizando o resíduo da goiaba com semente por meio da fermentação em estado sólido. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8181
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cecília Elisa de Sousa Muniz.pdfPDF - Cecília Elisa de Sousa Muniz1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.