Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8185
Título: Análise estatística de um experimento em blocos ao acaso abordando os aspectos teóricos e práticos
Autor(es): Silva, Márcia Marciele dos Santos
Palavras-chave: Estatística experimental
Testes de comparações múltiplas
Delineamento em blocos casualizados
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: A estatí stica experimental é um conjunto de procedimentos que se preocupa em obter conclusões a partir de dados experimentais e é utilizada em v árias áreas do conhecimento. Por meio do planejamento de experimentos é possí vel testar hip óteses de interesse a partir de procedimentos estat í sticos como an álise de variância e testes de comparações m últiplas com a finalidade de oferecer ao pesquisador subsí dios sufi cientes para a tomada de decisões. Este trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos t eóricos referentes a utilização da estat ística experimental, sobretudo na análise estatí stica de um experimento em blocos ao acaso. Portanto, foram apresentados alguns conceitos utlilizados na experimenta ção, defi nindo o modelo matem ático associado as observações experimentais e utilizando a t écnica da an álise de variância para comparar os efeitos dos tratamentos e dos blocos com o intuito de aplicar os testes de comparações múultiplas.
Descrição: SILVA, M. M. dos S. Análise estatística de um experimento em blocos ao acaso abordando os aspectos teóricos e práticos. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8185
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Marciele dos Santos Silva.pdfPDF - Márcia Marciele dos Santos Silva540.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.