Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8188
Título: Modelagem em séries temporais aplicados a dados climatológicos no Sertão Paraibano
Autor(es): Albuquerque, Rosendo Chagas de
Palavras-chave: Modelos RMA
Modelos de previsão
Dados climáticos
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: Nos últimos anos, grandes quantidades de dados clim áticos, em particular dados de precipita ção, provenientes de esta ções meteorol ógicas, têm sido coletados e armazenados por diversos órgãos governamentais. A an álise desses dados tornou-se uma tarefa importante devido às mudan ças clim áticas e seus efeitos s ocio-econômicos. Sendo assim, é importante utilizar uma metodologia capaz de analisar dados distribuí dos ao longo do tempo/espa ço, isto é, an álise de s éries temporais. Neste trabalho pretende-se utilizar algumas técnicas da análise de s éries temporais, bem como seus respectivos modelos, com objetivo de veri ficar poss íveis comportamentos anômalos das s éries de precipita ção dos munic ípios de Imaculada, Concei ção e Teixeira, localizados na Região do Sertão paraibano. Com isto, modelos auto-regressivos de m édias m óveis (ARMA) mostraram-se efi cientes. A estrat égia para constru ção deste modelo e baseada em um ciclo interativo, no qual a escolha da estrutura dos modelos baseiam-se nos pr óprios dados. Por fi m, ap ós a escolha do modelo que melhor representou os dados em estudo, adotando-se alguns crit érios de escolha de modelos, procedeu-se com a previsão para os pr óximos anos.
Descrição: ALBUQUERQUE, R. C. de. Modelagem em séries temporais aplicados a dados climatológicos no Sertão Paraibano. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8188
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosendo Chagas de Albuquerque.pdfPDF - Rosendo Chagas de Albuquerque1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.