Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8190
Título: Modelos de séries temporais aplicados a dados de precipitação da região do Cariri Paraibano
Autor(es): Santos, Fábio Sandro dos
Palavras-chave: Variáveis climáticas
Sazonalidade
Modelos ARIMA.
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: A Região do Cariri paraibano fi ca situada no Nordeste brasileiro, apresentando acentuada variabilidade em rela ção a precipita ção pluviom étrica. Esta Região apresenta alguns anos extremamente secos e poucos anos chuvosos. O per íodo chuvoso concentra-se entre os meses de janeiro a maio podendo se estender, em alguns anos, at é o mês de julho. Nos demais per íodos ocorrem irregularidades de chuvas e baixos í ndices pluviométricos. Sendo assim, se faz necess ário o uso de modelos de s éries temporais para a vari ável precipitação. Os dados constitu íram-se de uma s érie temporal compreendida entre os anos de 1935 a 2013, nos munic ípios de Soledade, Tapero a, Santa Luzia e Cabaceira, Estado da Para íba. Para o estudo dessas séries foram utilizados os testes da raiz unit ária (Dickey-Fuller) e o teste de tendência (Mann-Kendall). Na sequência, ajustou-se aos dados os modelos autorregressivos integrados de m édias m óveis (ARIMA), adotando-se, como crit ério de escolha, o valor de AIC e BIC. Neste estudo foi poss ível identi ficar no modelo autorregressivo a presen ça de não-estacionariedade e ausência de tendência. Os gr áfi cos de previsão, obtidos a partir do modelo ajustado, permitiram uma interpreta ção coerente do comportamento da vari ável precipita ção para a pr óxima d écada nos municí pios analisados.
Descrição: SANTOS, F. S. dos. Modelos de séries temporais aplicados a dados de precipitação da região do Cariri Paraibano. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8190
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Sandro dos Santos.pdfPDF - Fábio Sandro dos Santos707.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.