Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8191
Título: Ocorrência de lesões osteomioarticulares em praticantes de musculação
Autor(es): Silva, Elaine de França
Palavras-chave: Musculação
Prevenção de lesões
Lesão osteomioarticular
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Introdução: Lesão é um assunto muito importante no meio esportivo. Pesquisa-se muito sobre isso, a fim de conhecer as causas do seu surgimento e conhecendo as causas, pode-se evitá-las. Objetivo: Analisar a ocorrência de lesões osteomioarticulares em praticantes de musculação de uma academia da cidade de Campina Grande /PB. Metodologia: A amostra (N=25) foi composta por alunos de uma academia da cidade de Campina Grande/PB, com idade a partir de 18 anos , sendo G-1 Grupo Feminino (N=10) e G-2 Grupo Masculino (N=15). Os resultados foram colhidos por um questionário para verificar o histórico de lesão na musculação, relacionando a incidência de lesões da amostra com o sexo, com a execução de alongamentos e aquecimentos antes dos treinamentos e se esses alongamentos tiveram alguma supervisão profissional e se após a lesão foi necessário tratamento. Aplicou-se a estatística de modo descritiva, utilizando-se valores percentuais e numéricos para demonstração da freqüência e distribuição das lesões. Conclusão: Predominância de lesões no sexo masculino, 80 % da amostra realizavam alongamentos, a articulação do ombro foi a mais lesionada em 39%, a sobrecarga foi a maior responsável pelo surgimento das lesões crônicas. Sugere-se um acompanhamento mais rigoroso dos Profissionais de Educação Física com a prescrição do treinamento e orientação, indicação de acompanhamento médico e de reabilitação com o Fisioterapeuta como também novos estudos e pesquisas sobre esse tema, com o intuito de descobrir-se as causas da aquisição das lesões, e desta forma, melhorar a saúde e o rendimento de praticantes e atletas.
Descrição: SILVA, E. de F. Ocorrência de lesões osteomioarticulares em praticantes de musculação. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8191
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine de França Silva.pdfPDF - Elaine de França Silva756.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.