Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8192
Título: Uso de regressão linear múltipla para caracterizar a relação funcional entre o tamanho do cérebro e o nível de inteligência
Autor(es): Taveira, Abraão de Paula
Palavras-chave: Análise de regressão
Nível de inteligência
Testes estatísticos
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: Alguns estudos tem mostrado rela ção positiva e moderada entre a dimensão do crânio e a inteligência medida nos seres humanos. Para tanto, v árias vari áveis devem ser levadas em considera ção na obtenção de tais a rmações. Uma das possibilidades de avaliação das características inerentes a estes casos pode ser o uso da an álise de regressão m últipla, a qual é utilizada quando se tem o interesse de estudar rela ções entre uma vari ável resposta, sobre outras vari áveis que influenciam no seu comportamento. Com isso, o objetivo desse trabalho foi veri ficar se existe rela ção entre o tamanho do c érebro e o ní vel de inteligência realizado com dados provenientes de uma pesquisa contendo 40 estudantes do curso de psicologia, com o intuito de ajustar um modelo de regressão linear que melhor se apropriasse aos dados. Realizou-se o teste F de Snedecor e o teste t de Student, para identi ficar e selecionar o modelo mais adequado, al ém do crit ério de informação de Akaike. Após o ajuste do modelo, utilizou-se o fator de infla ção de variância e o método de seleção de vari áveis Stepwise para identi ficar quais vari áveis independentes eram signi ficativas para representar a vari ável dependente ní vel de inteligência. Em seguida, veri ficou-se as pressuposi ções e constatou-se por meio dos testes que o modelo ajustado é confiável. O modelo ajustado conteve as vari áveis regressoras gênero, pontua ção de coe ciente de inteligência de desempenho com base no quatro Wechsler (PIQ), altura.
Descrição: TAVEIRA, A. de P. Uso de regressão linear múltipla para caracterizar a relação funcional entre o tamanho do cérebro e o nível de inteligência. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8192
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abraão de Paula Taveira.pdfPDF - Abraão de Paula Taveira1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.