Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8193
Título: Sinais e sintomas de desordens temporomandibulares em portadores de disfunção vestibular
Autor(es): Farias, Kênia Rosângela Sousa
Palavras-chave: Disfunção temporomandibular
Desordens vestibulares
Sintomas otoneurológicos
Reabilitação vestibular
Data do documento: 8-Jun-2015
Resumo: Introdução: a disfunção temporomandibular (DTM) caracteriza-se por um grande número de distúrbios funcionais que podem envolver a articulação temporomandibular (ATM), o sistema mastigatório e as estruturas associadas, gerando uma ampla variedade de sinais e sintomas clínicos. A relação embriológica, anatômica e funcional entre as estruturas da ATM com o ouvido interno propicia embasamento para se induzir relação causal entre os distúrbios nas funções destas estruturas. Objetivos: verificar os sinais e sintomas de Desordens Temporomandibulares em portadores de Disfunção Vestibular. Metodologia: estudo transversal de abordagem quantitativa e caráter descritivo. Foram avaliados oito pacientes do Projeto de Extensão Reabilitação Vestibular, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o mês de junho de 2015. Para captação dos sinais otoneurológicos, bem como para a especificação quanto à presença e ao grau de severidade da DTM, foi utilizado o questionário de anamnese específica para sintomas otoneurológicos, e o Índice Anamnésico Simplificado de Fonseca (1994), previamente validados. Resultado: após coleta e interpretação dos dados, os resultados obtidos foram: 37,5% apresentam DTM leve, seguida por 25% sem DTM, 25% com DTM moderada e 12,5% com DTM severa. Conclusão: diante dos achados foi possível observar a presença de sinais e sintomas de DTM, e ainda uma correlação positiva moderada entre a gravidade de DTM com o número de sintomas otoneurológicos. Entretanto há a necessidade de estudos e pesquisas para comprovar as específicas relações.
Descrição: FARIAS, K. R. S. Sinais e sintomas de desordens temporomandibulares em portadores de disfunção vestibular. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8193
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kênia Rosângela Sousa Farias.pdfPDF - Kênia Rosângela Sousa Farias578.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.