Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8194
Título: Testes de Hipóteses e Aplicações
Autor(es): Barbosa, Edlaine Martins
Palavras-chave: Não paramétricos
Teste de hipótese
Paramétricos
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Teste de hipótese é um m étodo de inferência estatí stica usado em dados de um estudo científi co sobre aspectos desconhecidos da popula ção (que podem ser parâmetros ou mesmo a forma da distribui ção). Portanto, é um procedimento que permite decidir se uma dada hip ótese é ou não suportada pela informação fornecida pelos dados de uma amostra. Dessa forma, as hip óteses são elaboradas sobre os parâmetros da distribuição de uma ou mais vari áveis aleat órias com alternativas que são testadas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar inicialmente a teoria do teste de hip ótese e posteriormente apresentar um exemplo aos quais foi possí vel verifi car se os dados amostrais possuem evidências que contrariam ou não a hip ótese estat ística formulada. Nesse estudo, foram utilizados teste de compara ção de variância e teste de igualdade de m édias aos dados de crescimento dos dentes de porquinhos da Índia dispon íveis no Software R, versão 3.0.3. Foi poss ível veri ficar que para os testes de compara ção de variância não houve evidências para rejeitar a hip ótese nula e para o teste de igualdade de m édias, concluiu-se que o efeito dos dois tratamentos são estatisticamente diferentes entre si, com superioridade a suplementa ção via suco de laranja.
Descrição: BARBOSA, E. M. Testes de Hipóteses e Aplicações. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8194
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edlaine Martins Barbosa.pdfPDF - Edlaine Martins Barbosa2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.