Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8195
Título: Perfil de pacientes diabéticos com neoplasia prostática em uso de metformina
Autor(es): Almeida, Márcia Mayara de
Palavras-chave: Neoplasias da próstata
Diabetes
Metformina
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O câncer de próstata tem se tornado objeto de estudo devido sua grande incidência nos últimos tempos. A alta frequência faz desta doença um problema de saúde pública. Um fato preocupante é que esse tipo de neoplasia tem sido associado a outras doenças tais como o diabetes mellitus. Estudos mostram que pacientes diabéticos têm maior prevalência em diagnosticar o câncer de próstata. A metformina, antidiabético mais utilizado no tratamento do diabetes, vem demonstrando um excelente desempenho quando associada ao tratamento antineoplásico. Este medicamento parece desencadear um efeito protetor demonstrando inibir a proliferação das células do câncer de próstata. O presente estudo, de caráter transversal, foi desenvolvido no hospital da FAP, Campina Grande – PB, no período de maio de 2014 a março de 2015. Foram avaliados 92 pacientes com idade entre 45-86 anos, onde 16 (17,39%) apresentaram diabetes. Dentre esses, 12 (75,0%) usam metformina no tratamento antidiabético. Em relação ao estadio dos pacientes diabéticos 11 (68,75%) apresentaram o estadio T2. Fatores relacionados ao nível socioeconômico tais como renda e escolaridade, também contribuem na promoção desta neoplasia.
Descrição: ALMEIDA, M. M. de. Perfil de pacientes diabéticos com neoplasia prostática em uso de metformina. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8195
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Mayara de Almeida.pdfPDF - Márcia Mayara de Almeida1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.