Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8197
Título: Relação entre índice de massa corporal e o conhecimento dos idosos do Distrito de Mororó sobre a prática de atividade física
Autor(es): Cruz, Alexandre de Souza
Palavras-chave: Idosos
Políticas públicas
Atividade física
Data do documento: 15-Jun-2015
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o índice de massa corporal (IMC) e sua relação com os conhecimentos sobre a prática de atividade física entre os idosos do distrito de Mororó- Barra de Santana-PB. A pesquisa se caracterizou do tipo descritiva, utilizando de abordagem quantitativa, a amostra foi composta por 40 participantes de ambos os sexos, com idade acima de 60 anos e que residem no distrito de Mororó. Foi usado um questionário semiestruturado para a avaliação das determinantes relacionadas ao perfil sóciodemogratico, uma fita métrica e uma balança eletrônica. Quanto ao perfil sociodemogratico, a maioria dos participantes possui entre 60 a 93 anos, casados, predominantemente do sexo feminino, com escolaridade de ensino fundamental incompleto. Quantos as respostas sobre o que seria a prática de atividade física apenas 2,5% dos indivíduos apresentaram resposta fidedignas acerca do que seria essa prática de atividade física. Ao relacionar o índice de massa corporal- IMC e o conhecimento sobre a prática de atividade física foi possível observar que a grande incidência do sobrepeso e obesidade, esta diretamente relacionada com a falta de conhecimentos sobre essa prática de atividade física. Concluiu se que é necessária a criação de politicas pública para a disseminação de conhecimentos sobre a prática de atividade física para os idosos. Politicas essas que podem ser expressas através de palestras e da criação de programas de atividades físicas que tenham como agente de elaboração e efetivação prática os profissionais de educação física.
Descrição: CRUZ, A. de S. Relação entre índice de massa corporal e o conhecimento dos idosos do distrito de Mororó sobre a prática de atividade física. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8197
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre de Souza Cruz.pdfPDF - Alexandre de Souza Cruz569.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.