Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8199
Título: Acolhimento institucional de crianças e adolescentes e escola: Uma importante articulação
Autor(es): Melo, Tatiany Kylvia Reis de
Palavras-chave: Instituição de Acolhimento
Direitos da criança
Crianças
Adolescentes
Data do documento: 5-Mai-2015
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a relação da instituição de acolhimento para crianças e adolescentes e a escola. Esta articulação perpassa pelo processo de garantia e promoção dos direitos da criança e do adolescente. Crianças e adolescentes são acolhidos em instituições quando são identificados riscos a sua integridade física, psicológica e social, bem como quando não é possível naquele momento, mesmo acionando todas as políticas possíveis, mantê-los na família. Durante o período que a criança se encontra em uma instituição de acolhimento deve ser protegida, acolhida e promovida em seus direitos. Para que esta promoção ocorra, a rede de garantias de direitos do município, em que a criança ou adolescente se encontra acolhido, deve ser mobilizada. Dentre as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos destaca-se a instituição escola. Embora todas as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos sejam importantes, a escola é, em nossa sociedade, um dos principais lugares de circulação por excelência da criança, local onde ela deve ser reconhecida como criança e receber ferramentas culturais fundamentais para a sua mobilidade e participação social.
Descrição: MELO, T. K. R. de. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes e escola: Uma importante articulação. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8199
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiany Kylvia Reis de Melo.pdfPDF - Tatiany Kylvia Reis de Melo435.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.