Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8201
Título: Alfabetização científica: percepção conceitual nos anos finais do ensino fundamental no município de Boqueirão (PB)
Autor(es): Santos, Rayani Maciel dos
Palavras-chave: Alfabetização científica
Ciências naturais
Reciclagem
Data do documento: 23-Mar-2015
Resumo: O presente trabalho analisa o processo de alfabetização científica desenvolvido pelas Ciências Naturais, especificamente em relação à percepção de estudantes do último ano do Ensino Fundamental, no tocante aos conceitos reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. A pesquisa, fundada numa abordagem de natureza quantitativa, tomou como referencial teórico o conceito amplo de alfabetização científica trabalhado principalmente por Delizóicov e Chassot agregando, todavia, outros autores que analisam mais detidamente os conceitos objetos da análise realizada. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionário semiestruturado aos estudantes de duas escolas públicas do município de Boqueirão (PB), cujo direcionamento das questões, num primeiro momento, visou traçar um perfil quantitativo do público alvo para, em seguida, abordar questões contempladas no processo de alfabetização científica. O panorama caracterizado reitera a necessidade de adoção de estratégias para contextualizar os conteúdos de ciências, bem como revela que os estudantes se mostram inteirados com as questões socioambientais, nas quais, a formação e o comprometimento docente são essenciais para assegurar a melhoria da qualidade de vida.
Descrição: SANTOS, R. M dos. Alfabetização científica: percepção conceitual nos anos finais do ensino fundamental no município de Boqueirão (PB). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8201
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayani Maciel dos Santos.pdfPDF - Rayani Maciel dos Santos911.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.