Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8203
Título: Influência dos diferentes métodos de manipulação durante o procedimento restaurador
Autor(es): Pereira, Roberta Paulino Alcântara
Palavras-chave: Dentística
Resinas compostas
Contaminação
Resistência flexual
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: Este trabalho avaliou, in vitro, o efeito da contaminação pela manipulação digital sobre a resistência à flexão de duas resinas compostas fotopolimerizáveis, Evolux e Filtek Z350, bem como analisou a superfície dos materiais através do Microscópio eletrônico de Varredura (MEV). Foram confeccionados 48 corpos de prova para o teste de flexão com cada uma das resinas que foram divididos em quatro grupos de acordo com o tipo de manipulação. Nos grupos I a IV utilizou-se a resina Filtek e nos grupos V a VIII, a resina Evolux. Os grupos foram divididos em: Grupo I – manipulação e homogeneização da resina composta pela técnica digital sobre luvas de látex sem a desinfecção com álcool; Grupo II – homogeneização e manipulação da resina composta pela técnica digital sobre luvas de látex limpas com álcool 70%; Grupo III – manipulação da resina composta em placa de vidro desinfetada com álcool a 70% e Grupo IV (grupo controle) – homogeneização e manipulação da resina composta em placa de vidro não. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) dois critérios de classificação e ao teste de Tukey. Os resultados demonstraram que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos e que a forma de manipulação das resinas teve influência nos valores de resistência à flexão. A menor média foi encontrada no grupo I, a resina Evolux demonstrou melhores resultados quando comparada a Filtek. O MEV mostrou na superfície das amostras da resina Filtek um grande número de poros e partículas pequenas dispersas na matriz polimérica. Pode-se concluir através deste trabalho que houve diferença estatística quando se utiliza o álcool 70% ou não em relação aos demais grupos e que a maneira que o material foi manipulado influenciou diretamente em suas características estruturais.
Descrição: PEREIRA, R. P. A. Influência dos diferentes métodos de manipulação durante o procedimento restaurador. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8203
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Paulino Alcântara Pereira.pdfPDF - Roberta Paulino Alcântara Pereira2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.